logo instagram
logo do youtube
Conversas entre Meninas e Engenheiras 1

Exposições Tecnológicas: Conversas entre Meninas e Engenheiras.

Durante o mês de novembro de 2019 a LACOCI apoiou o projeto Conversa entre Meninas e Engenheiras da UFG. Promovido pela Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG (EECA) com o apoio do CNPq, é um projeto de pesquisa e extensão que visa o aumento da participação feminina nas áreas de engenharia e, além disso, semear oportunidades para igualdade de gênero nas ciências. Uma das ações do projeto é o acompanhamento de alunas(os) em escolas da rede pública de Goiânia. Através de palestras, reforço escolar em matérias de exatas e exposições sobre as diversas áreas das engenharias.

Conversas entre Meninas e Engenheiras 4

As Ligas Acadêmicas da EECA participaram das exposições didáticas tecnológicas em três escolas da rede pública em Goiânia. O objetivo da exposição foi apresentar as múltiplas áreas de estudos das engenharias e, principalmente, mostrar a representatividade feminina crescente nesse ramo, buscando incentivar novas meninas a ingressarem nas ciências exatas.

Conversas entre Meninas e Engenheiras 1

A LACOCI buscou apresentar aos alunos amostras de materiais usados na construção civil, maquetes e corpos de prova. Levando aos alunos um pouco do que aprendemos na universidade, sempre correlacionando os conceitos com o dia-a-dia das crianças. Além da LACOCI, estavam presentes outros projetos da UFG, como o Pequi Mecânico, o Saberes Sobre Solos e as demais Ligas Acadêmicas da EECA, apresentando as diversas áreas em que uma engenheira(o) pode atuar.

Conversas entre Meninas e Engenheiras 2         Conversas entre Meninas e Engenheiras 3

Confira algumas fotos de cada dia das Exposições:

• Escola Municipal Maria da Terra (Bairro Floresta) - 08/11

Meninas e Engenheiras EMMT 2     Meninas e Engenheiras EMMT4    Meninas e Engenheiras EMMT 3

• Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Sillva (Vila Militar) - 11/11

Meninas e Engenheiras CEPWGS 3     Meninas e Engenheiras CEPWGS 4

• Colégio Estadual da Polícia Militar Jardim Guanabara (Jardim Guanabara) - 14/11

Meninas e Engenheiras CEPMJG 3       Meninas e Engenheiras CEPMJG 1

Agradecemos ao Projeto Conversa entre Meninas e Engenheiras pela oportunidade de contribuir com esse projeto tão importante e a todos que colaboraram para que essa participação fosse possível.

Como resultado do projeto a equipe escreveu um livro. O lançamento foi no dia 19 de dezembro de 2019. Clique aqui para ter acesso ao livro.

Instagram: @lacoci.ufg

31/03/2020

Texto: Jorge Monteiro; Marina Chein.

Edição: Jorge Monteiro.